Início Piauí HOJE FAZ 20 ANOS SEM DR. ALENCAR NETO, A MAIOR LIDERANÇA POLÍTICA...

HOJE FAZ 20 ANOS SEM DR. ALENCAR NETO, A MAIOR LIDERANÇA POLÍTICA DA HISTÓRIA DE PIO IX-PI

0
Dr. Alencar Neto caminhando com o povo indo para a posse do seu segundo mandato.

Na data em que se completam 20 anos do falecimento de Dr. José Antão de Alencar Neto, mais conhecido como Dr. Alencar Neto pelo povo piononense, o Portal Região Notícias vem prestar-lhe um tributo.

Alencar Neto nasceu em 11 de fevereiro de 1948 no município de Pio IX. Seu nascimento, entretanto, foi também marcado por muita tristeza para a família Antão Alencar, pois sua mãe, Ana Matutina de Alencar, faleceu em complicações decorrentes de seu parto. A estrutura médica da cidade não permitiu que ela fosse socorrida a tempo.

Em função desse triste acontecimento, Alencar Neto resolveu se tornar médico obstetra, para evitar com que a fatalidade ocorrida com sua mãe viesse a ocorrer com outras pessoas do município. Se formou em Recife-PE no ano de 1975 e voltou a Pio IX. Em razão da ótima formação e de sua ampla competência, se destacou não só como obstetra, passando a exercer a função de clínico geral por toda a sua vida em sua terra natal. Revolucionou a saúde local, fazendo do hospital do município uma referência na região, local onde se prestava um atendimento de excelência a todos que precisassem, com a realização inclusive de cirurgias de médio porte.

Com a missão de servir mais ainda ao povo da cidade, Alencar Neto foi eleito Prefeito de Pio IX no ano de 1982, encerrando o mandato em 1988, e reeleito em 1992, cujo mandato foi até 1996. Em seus dois mandatos, se destacou por atender a todas as pessoas que dele necessitavam, contribuindo em muito para o desenvolvimento do pobre município de Pio IX e para o bem-estar de seu povo.

Dentre as inúmeras obras e realizações do Dr. Alencar Neto na administração municipal podemos citar: Construção da Creche Tia Ana; da Unidade Escolar Maria Matutina de Alencar; da Escola Municipal da Cova Donga, que hoje leva seu nome; da Escola Municipal José Antão de Alencar, no Baixio; construção do Ginásio Poliesportivo “Alencarzão”; dos prédios onde hoje funcionam a Secretaria Municipal de Saúde do Município e a Secretaria de Educação (Órgão Municipal); Construção da Praça Eli Bezerra (Praça do Djalma) e reformas da praça José Antão de Alencar (Pracinha da Igreja), da Prefeitura Municipal e do Mercado Público. Construiu também, com o apoio do Governo do Estado, a parte nova do Hospital Municipal D. Lourdes Mota.

Além das citadas, fez inúmeras escolas por todos os povoados do município e postos telefônicos. Foi o responsável por trazer o saneamento básico e a rede sanitária para todas as residências da cidade, pela construção de galerias e diversas estradas. Construiu também o Açude Pinheirão, no povoado Recreio, e a Passarela da Barragem, que permite acesso ao Estádio Municipal de Futebol (Oliveirão). Foi ainda o responsável pela construção do Bairro Mutirão, programa habitacional inaugurado pelo seu sucessor Geraldinho, onde foram entregues moradias para vários cidadãos piononenses que não possuíam casa própria. Foi também o responsável pela Emancipação política do Município de Alagoinha do Piauí.

Essas foram algumas realizações lembradas, pois listar todas seria uma tarefa impossível para o portal.

Dr. Alencar Neto recebeu propostas para trabalhar em hospitais de Teresina, ante sua enorme competência profissional, e convites para ascender na carreira política assumindo cargos de natureza estadual, contudo sempre negou qualquer oferta para sair de Pio IX. Além destas propostas, sofria com vários problemas de saúde que necessitavam de acompanhamento na capital piauiense. Mesmo com todos esses motivos, nunca saiu de sua Terra Natal. Dizia que preferia morrer pobre em Pio IX, do que rico em outro lugar.

Deixou sua esposa D. Neusa, sua filha Ana Alzira (jornalista) e seu filho Dr. Juarez Alencar (advogado), que mantém suas amizades e seu legado.

Dr. Alencar Neto faleceu em 19 de agosto de 1999, em decorrência de complicações no fígado, deixando gratidão e respeito no coração do povo piononense. Também deixou muito trabalho prestado ao município de Pio IX. Não por obrigação, mas porque amava servir a seu povo.

CONFIRA FOTOS:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here