Início Brasil Em Pio IX, uma licitação  chamou atenção nos últimos dias, a limpeza...

Em Pio IX, uma licitação  chamou atenção nos últimos dias, a limpeza e manutenção dos Cemitérios municipais

0

As despesas existem  a qualquer administração pública, são estas que pré-determinam e investem nos valores a serem repassados a, por exemplo, uma empresa e esta por sua finalidade desempenhar tal serviços.

São aplicadas a todas esferas de poder, por exemplo numa cidade. Contratos firmados e aquisições tem que ser licitados e geralmente isto é feito em caráter municipal nas diversas secretarias e enviado para a tesouraria que dá ordem e tomam outras providencias.

Todo gasto deve ser registrado de forma transparente e enviada ao Legislativo para apreciação dos vereadores, que desempenham o papel também de fiscalizadores.

Em Pio IX, uma destas despesas feita pela prefeitura municipal vem gerando polêmica nas redes sociais, sendo até questionada por populares.

A limpeza e manutenção dos cemitérios públicos, custou uma cifra de quase 40 mil reais, de modo exato o valor gasto que foi repassado a empresa firmada, foi de R$ 36. 785,00 . Num áudio que circula pela rede social whatsap, na voz da tesoureira e irmã da prefeita municipal, Cândida Andrade, o valor é referente a limpeza e roçado dos quatro cemitérios municipais. De acordo com ela Pio IX possui quatro cemitérios: São José, São Judas, um vizinho que não é nomeado e Jardins da Vida Inteira.

O gasto chamou atenção da população, pela alta cifra para um serviço básico. De acordo com um matemático que o portal região notícias ouviu, levando em consideração a diária para esse tipo de serviço que varia de 40 a 50 reais. Esse valor dava para pagar em média 720 diárias que corresponde a praticamente 2 anos trabalhando diariamente.

Essas despesas da prefeitura municipal, repercutiu também no Legislativo. O vereador e presidente do Progressitas local, Dr. Dulcídio Antão, em conversa ao Portal Região em Notícia, questiona os valores exorbitantes gastos de dinheiro público com serviços práticos, que na lucidez do fato, não gerariam toda uma despesa desse porte: “Isso é um absurdo, uma imoralidade é que podemos titulariza como farras dos cemitérios enfatizou Dulcídio”

O vereador quer que o prefeito tome as devidas providências no sentido que explique, com clara e evidência e justifique a população Piononense tanto gasto com esse tipo de serviço.

O Portal Região notícia, foi verificar de perto a situação de limpeza dos cemitérios. As imagens são de hoje, 22/05, e contestam  o áudio apresentado por Cândida Andrade:

Confira as fotos tiradas hoje 22/05/19 nos cemitérios São José e São Judas Tadeu em Pio-IX/PI.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here