O município de Pio-IX, localizado na região sul-oeste do estado Piauí, a 440km da capital Teresina enfrenta uma das maiores crises de saúde das últimas décadas, com o desligamento em massa de cinco colaboradores.
Nesta terça-feira, 06 de outubro de 2020, a diretora do Hospital Luma de Alencar Bezerra, e os médicos Dr. Junior Santana, Dr. Leonardo Brito, Dr Marcus Vinícios e Dr. Wilson Brito pediram exoneração dos cargos que ocupavam no Hospital Dona Lourdes Mota.
O hospital que já enfrentava dificuldades com a falta de insumos básicos para atendimentos a população e com uma infraestrutura comprometida, hoje se encontra em situação delicada e de abandono com a saída dos profissionais.
Em um grupo do Whatsapp dos funcionários do hospital a ex-diretora , emitiu um comunicado, e esse comunicado vazou para outros grupos. “Gostaria de comunicar a todos que eu pedi exoneração do cargo de Diretora do Hospital Municipal Dona Lourdes Mota. E dizer a vocês que foi um prazer trabalhar com todos, independentemente de qualquer coisa, eu tenho um carinho enorme pela equipe. Espero que sejam sempre reconhecidos e respeitados enquanto profissionais e seres humanos. Desejo tudo de melhor a vocês, nunca baixem a cabeça diante dos obstáculos, aprendam com eles; eles nos fazem crescer e evoluir. Deus abençoe a todos” escreveu Luma Alencar.
A gestora do Município, Regina Coeli Viana de Andrade até o presente momento não apresentou um plano que pudesse suprir a lacuna deixada pelos profissionais.
A população do município espera que o hospital admita novos profissionais para garantir continuidade aos atendimentos.
Por: Renan Alencar,